Entretenimento
Vídeo: Daniela Lima atribui alta do dólar a perfil de Fake News em rede social

A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, afirmou nesta terça-feira (17) que a recente alta do dólar foi influenciada por conteúdos de fake news divulgados por um perfil em rede social. Segundo ela, a desinformação compartilhada pela conta teria afetado o comportamento dos investidores e contribuído para a disparada da moeda americana, que atingiu R$ 6,20.
Durante a programação ao vivo, Daniela explicou:
“Recebi mensagens de integrantes da direção do Banco Central a respeito de uma fake news que está circulando e foi enviada a gestores do BC”.
Falsa Atribuição a Gabriel Galípolo
De acordo com Daniela, o perfil em questão se identifica como um canal de “notícias de geopolítica, economia e política trazidas por brasileiros expatriados e sem censura”. Esse canal teria atribuído declarações falsas a Gabriel Galípolo, próximo presidente do Banco Central.
Entre as informações falsas, estariam alegações sobre a “salvaguarda da moeda dos BRICS” e uma suposta “meta de trazer o dólar a um patamar específico”.
“Esse perfil de fake news da grossa fez uma série de postagens que estão sendo pintadas e replicadas por operadores do mercado financeiro”, destacou Daniela.
Impacto na Reação do Mercado
As alegações divulgadas pelo perfil, segundo Daniela Lima, geraram especulações e contribuíram para a alta da moeda americana, refletindo o nervosismo dos investidores diante de informações não verificadas.
Vídeo
.@DanielaLima_ desmente postagens com fake news, que circulam nas redes sociais sobre o mercado financeiro. Os posts colocam falas mentirosas como ditas pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #ConexãoGloboNews pic.twitter.com/Yxrp9WRbCl
— GloboNews (@GloboNews) December 17, 2024
