Notícias
Dois aviões colidem nos Estados Unidos, e autoridades divulgam nota a respeito

Um incidente inusitado e preocupante chamou a atenção no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, nos Estados Unidos. Dois aviões da American Airlines colidiram as asas enquanto se preparavam para decolar, o que gerou um alerta imediato das autoridades de aviação.
O caso está sendo tratado com a devida seriedade pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). O órgão já anunciou a abertura de uma investigação formal para apurar o que ocorreu.
“A ponta da asa do voo 5490 da American Airlines atingiu o voo 4522 da American Airlines em uma pista de taxiamento […] por volta das 12h45”, informou a FAA em um comunicado. Apesar do susto e da complexidade que envolve qualquer incidente aéreo, não houve feridos.
Colisão entre os aviões foi na pista do aeroporto
Os dois aviões envolvidos já tinham destino certo: o voo 5490 seguiria para Charleston, na Carolina do Sul, enquanto o voo 4522 tinha como destino o Aeroporto Internacional JFK, em Nova York. A colisão, no entanto, aconteceu ainda no solo, enquanto as aeronaves taxiavam pela pista.
Relatos de passageiros e autoridades a bordo demonstraram o espanto com o ocorrido. “Insano”, disse o deputado democrata Josh Gottheimer, que estava em um dos aviões, à CNN. “Estava lá na pista e outro avião atingiu nossa asa”, completou. O tom de surpresa e até certo descontentamento ficou evidente nas palavras do parlamentar, que presenciou tudo de muito perto.
Deputado estava no voo no momento da colisão
Outro político que estava presente em uma das aeronaves também relatou a situação nas redes sociais. “Servir no Congresso trouxe experiências únicas na vida… como agora mesmo, enquanto estávamos parados na pista do DCA, outro avião bateu na nossa asa”, postou o deputado republicano Nick LaLota nas redes sociais.
Na mesma publicação, LaLota comentou, de forma bem-humorada, que a deputada democrata Grace Meng estava distribuindo uvas aos demais passageiros, tentando amenizar o clima tenso. Apesar do cenário preocupante, o aeroporto informou que as operações não foram afetadas. “Não há efeito nas operações de voo no Aeroporto Nacional Reagan, já que ambas as aeronaves retornaram aos portões e nenhum ferido foi relatado”, disse o aeroporto em um comunicado à CNN.
