Notícias
Vídeo mostra última aparição do Papa Francisco horas antes de sua morte; ele também encontrou vice de Trump

Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de uma infecção respiratória. A informação foi confirmada pelo Vaticano. Mesmo debilitado, o pontífice apareceu publicamente pela última vez no Domingo de Páscoa.
Francisco fez uma breve saudação e deu a tradicional bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), pedindo paz na Faixa de Gaza e o fim da violência no Oriente Médio. Durante a celebração, Francisco não leu a mensagem pessoalmente, delegando a tarefa a um assessor.
Texto de Papa Francisco
No texto, ele descreveu a situação em Gaza como “dramática e deplorável” e apelou para que o grupo terrorista Hamas libertasse os reféns restantes. Além disso, condenou o aumento do antissemitismo no mundo, classificando a tendência como preocupante.
Em sua última aparição, o Papa percorreu a Praça de São Pedro em um papamóvel aberto, acenando para a multidão que gritava “Viva o Papa!” e agitava bandeiras de diversos países. Mesmo com a saúde fragilizada, ele demonstrou esforço em manter o contato com os fiéis até os últimos momentos de sua vida.
Olha aí a última aparição pública do Papa Francisco. Foi ontem durante o ‘urbi et orbi’ no Domingo de Páscoa. Morreu horas depois aos 88 anos de idade o Papa argentino que deixa entre seus legados a luta por justiça social. pic.twitter.com/DwZOQrKbmb
— GugaNoblat (@GugaNoblat)
Encontro com vice-presidente dos Estados Unidos
Pouco antes da bênção pascal, Francisco se reuniu em particular com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance. O encontro, segundo o Vaticano, serviu para a troca de cumprimentos de Páscoa. A relação entre ambos teve momentos de tensão, especialmente por causa das políticas de imigração defendidas por Vance e associadas ao governo Trump, que contrastavam com a postura acolhedora do pontífice.
Com a morte de Francisco, a Igreja Católica perde um líder que priorizou a paz, o diálogo inter-religioso e a simplicidade. Sua última mensagem reafirma o compromisso com a justiça social e a dignidade humana, mesmo em meio à fragilidade física de seus últimos dias.
