Notícias
Vice presidente dos EUA esteve com Papa Francisco um dia antes de sua morte e conta o que viu: ‘obviamente…’

Na véspera de sua morte, o Papa Francisco recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos, James David Vance, em uma audiência privada no último domingo (20). O encontro foi divulgado por Vance, por meio de suas redes sociais, e, segundo a Santa Sé, tratou-se de uma ocasião para as tradicionais felicitações de Páscoa.
A reunião ocorreu apenas um dia depois de Francisco expressar críticas à política migratória conduzida pelo governo de Donald Trump. Esse diálogo marcou a primeira comunicação direta entre altos representantes dos EUA e o Vaticano desde o início do segundo mandato de Trump.
Vice presidente dos EUA fala sobre visita ao Papa Francisco
James David Vance usou as redes sociais nesta segunda (21), para lamentar a morte do Papa Francisco. No entranto, o político afirmou ter ficado feliz em ver o chefe do Vaticano no último domingo (20). “Meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam. Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse obviamente muito doente“, contou James.
Nas últimas semanas, diversas autoridades da cúpula católica, incluindo o cardeal Pietro Parolin e o próprio pontífice, manifestaram-se contra medidas da administração norte-americana, como o endurecimento das políticas de da imigração, os cortes em ajuda internacional e a redução de programas sociais nos Estados Unidos.
Papa criticou líderes políticos
O líder da Igreja Católica ocupou o posto por quase 12 anos, sendo o 266º papa da história. Durante seu papado, Francisco ficou conhecido por suas abordagens firmes em relação a temas sociais e políticos. Em seus pronunciamentos, foi crítico de líderes envolvidos em conflitos, como o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
