Notícias
Vaticano diz qual o gesto que o Papa Francisco fez a enfermeiro antes de morrer

O Papa Francisco foi a óbito aos 88 anos na manhã desta última segunda-feira (21), após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma parada cardíaca, segundo informou o Vaticano. Momentos antes de perder a consciência, o pontífice fez um gesto de despedida com a mão para seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, que o acompanhava diariamente.
O Vaticano afirmou nesta terça-feira (22) que Francisco não sofreu, pois tudo ocorreu rapidamente, após o início de uma doença súbita, por volta das 5h30 da manhã, no horário local de Roma.
Sinais de piora do Papa Francisco
De acordo com o canal oficial de notícias do Vaticano, os primeiros sinais da piora surgiram cerca de duas horas antes da morte. Ainda lúcido, o papa fez um último gesto simbólico de adeus, levantando a mão para Strappetti. Em seguida, entrou em coma e faleceu pouco depois.
A despedida foi vista como um ato de serenidade e entrega espiritual, encerrando sua missão com dignidade e fé. Francisco, que vinha se recuperando de uma pneumonia bilateral, havia passado 38 dias internado entre fevereiro e março.
Apesar da saúde fragilizada, participou de atividades públicas recentemente, como a volta simbólica na Praça de São Pedro durante o Domingo de Páscoa, agradecendo ao enfermeiro por tê-lo acompanhado.
Agradecimento do Papa Francisco
O Vaticano revelou que uma das últimas falas do pontífice foi um agradecimento a Strappetti por possibilitar sua presença entre os fiéis. O ato demonstrou o carinho de Francisco pelo povo, mesmo em seus últimos dias de vida.
