Notícias
Qual era o salário do papa Francisco? Saiba como funciona o sustento do líder espiritual da Igreja Católica

A morte do papa Francisco gerou grande comoção entre os fiéis e repercutiu no mundo. Várias autoridades de diversos países se manifestaram prestando condolências. Depois do falecimento do pontífice, apareceu uma curiosidade sobre qual era o salário recebido por ele, já que o clérigo ocupava um cargo de alto poder e muita responsabilidade.
Afinal de contas, qual era o salário recebido pelo papa Francisco? A resposta certamente vai surpreender muitas pessoas, mas a verdade é que ele não recebia nenhuma remuneração mensal pelo cargo que ocupava.
Apesar de exercer a liderança espiritual mais importante e chefiar o Vaticano, o pontífice nunca teve recebimentos mensais fixos. Ele foi questionado sobre o assunto durante um documentário que foi lançado no ano de 2023. Francisco explicou que não se preocupava com essas questões, pois era alimentado pela graça.
Como ficam as despesas do papa?
O Vaticano é responsável por custear as despesas do pontífice, incluindo transporte, alimentação, moradia e roupas. No entanto, o papa Francisco sempre fez questão de evitar qualquer tipo de excesso em suas necessidades. Ele optou por morar em uma residência modesta, ao invés do apartamento papal.
Vale ressaltar que o líder religioso recusou usufruir de automóveis de luxo. Ele sempre adotou uma rotina discreta e um estilo de vida humilde.
Causa do óbito foi divulgada pelo Vaticano
O Vaticano informou oficialmente a causa da morte do papa Francisco. A informação foi divulgada na tarde desta última segunda-feira, 21 de abril. De acordo com a certidão que atestou o falecimento, as razões do óbito foram AVC – Acidente Vascular Cerebral e insuficiência cardíaca.
Conforme a certidão que atestou o óbito, o pontífice teve um derrame cerebral e entrou em coma, sofrendo um colapso cardiocirculatório irreversível. A morte foi constada às 7h35, horário de Roma (2h35 em Brasília). O boletim médico afirma que a situação foi agravada devido ao quadro de pneumonia bilateral, diabetes tipo 2, hipertensão e bronquiectasias múltiplas.
