Notícias
Vaticano exibe túmulo do Papa Francisco e detalhe não passa despercebido

Horas depois do sepultamento do Papa Francisco, o Vaticano autorizou neste domingo (27) a liberação para que o túmulo do pontífice pudesse receber visitação do público em geral. Sendo notabilizado pela simplicidade, o líder religioso argentino teve desejo atendido sobre ter um túmulo simples, sem adornos ou extravagâncias.
Nas imagens reveladas pelo Vaticano, nota-se que o local onde ele foi sepultado conta somente com uma pedra, onde foi cunhada a inscrição “Franciscus”, fazendo menção ao nome que o ex-líder da Igreja Católica utilizava. Também foi desenhada uma cruz centralizada na lápide.
Túmulo simples e com memória afetiva
Por desejo do papa, o túmulo foi construído com Ardósia de Lavagna, uma pedra originária da Ligúria, da Itália, localidade onde o bisavô do pontífice nasceu. Apesar de argentino, Jorge Mario Bergoglio foi uma família de origem italiana, mais precisamente na região de Gênova.
Curiosamente, somente em 2017, o papa Francisco conheceu uma prima, em solo italiano, depois que ele já era líder da Igreja Católica. Na oportunidade, Angela Sivori tinha 87 anos, e ficou radiante em conhecer o familiar e apresentá-lo aos filhos.
Cerimônia de velório gerou forte comoção
O corpo do papa foi velado na Basílica de São Pedro durante três dias, para que o pontífice recebe as últimas homenagens. Milhares de pessoas estiveram no local para se despedir do líder religioso. Na última sexta (25), no período da noite, no horário local, o caixão foi selado e colocado no átrio da Basílica.
No início da tarde deste sábado, um cortejo com cerca de 400 mil pessoas acompanhou o translado do corpo do Vaticano para Roma. Por desejo de Francisco, o sepultamento aconteceu na Basílica de Santa Maria Maior, local pelo qual ele tinha grande apreço e costuma comparecer frequentemente. A cerimônia de enterro foi simples e contou apenas com familiares e líderes da igreja católica, ficando restrita ao público.
