Connect with us

Notícias

Papa Leão XIV pode receber salário de cerca de R$ 16,1 mil; moradia e alimentação são custeadas pela igreja

1News Brasil

Robert Francis Prevost, de origem norte-americana, foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. Natural de Chicago, ele entra para os registros como o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, além de representar uma continuidade das reformas implementadas por seu antecessor.

De acordo com informações divulgadas pela agência italiana Ansa, o novo pontífice deverá receber um salário mensal de aproximadamente 2,5 mil euros, equivalente à cerca de R$ 16,1 mil. Seu antecessor, papa Francisco, também recebeu a proposta para receber este valor. Contudo, à época, o argentino recusou o valor durante todo o seu pontificado, optando por um estilo de vida pautado pela humildade, inspirado no exemplo de São Francisco de Assis. Além deste salário, os papas também possuem moradia e alimentação integralmente custeadas pela igreja.

Novo pontífice foi nomeado pelo Papa Francisco

Prevost, considerado um colaborador próximo do papa Francisco, foi nomeado por ele há dois anos para assumir o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão encarregado da nomeação dos bispos no mundo todo —, em substituição a Marc Ouellet. Com isso, tornou-se responsável por moldar o futuro da hierarquia eclesiástica.

Além disso, também presidiu a Pontifícia Comissão para a América Latina. Sua trajetória inclui longa atuação como missionário no Peru, onde posteriormente foi nomeado arcebispo.

Prevost não estava entre cardeias mais cotados

Mesmo não sendo inicialmente um dos nomes mais cotados para assumir o papado, ganhou força durante as deliberações iniciadas no conclave de quarta-feira (7). Em seu discurso de posse, Leão XIV declarou que pretende manter os caminhos de renovação iniciados por Francisco, sinalizando que seguirá com uma linha mais progressista dentro da Igreja.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *