Notícias
Esse é o pedido do presidente Lula ao papa Leão XIV — e ele chega a citar até o meio ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas plataformas de mídia social nesta quinta-feira (8) para enviar uma mensagem ao cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, escolhido como o novo líder da Igreja Católica com o nome de Leão XIV. Prevost assume a posição anteriormente ocupada pelo papa Francisco.
Na publicação, o presidente Lula manifestou o pedido de que o pontificado de Leão XIV siga as diretrizes estabelecidas por seu antecessor. Entre os pontos destacados por Lula estão a atenção à preservação ambiental e o reconhecimento da pluralidade humana.
Publicação de Lula saudando o novo papa
Além de abordar as pautas ambientais e de diversidade, o presidente Lula ressaltou a importância de fortalecer os laços de solidariedade e de combater manifestações de ódio e intolerância. O chefe de Estado ainda expressou a convicção de que a sociedade necessita de mais união e compaixão, em detrimento de conflitos e divisões.
Ele declarou que o mundo não necessita de guerras, ódio e intolerância, mas sim de mais solidariedade e mais humanismo. Por fim, diz que o todos precisam de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo.
Expectativas para o Pontificado
Ao finalizar sua mensagem, o presidente Lula transmitiu votos de que o novo Papa sirva de inspiração para a construção de um cenário global mais equitativo e pacífico. A declaração final do presidente Lula foi: “Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”.
A escolha do cardeal Robert Prevost como Papa Leão XIV sucede o período de liderança do Papa Francisco. A comunicação do presidente Lula reflete a expectativa de continuidade em temas considerados relevantes para o governo brasileiro, como a justiça social, a proteção ao meio ambiente e a promoção do diálogo entre diferentes culturas e crenças.
