Notícias
Papa Leão XIV fala pela primeira vez sobre união homoafetiva; postura é contrária a de Francisco

Em seu primeiro pronunciamento público sobre temas sensíveis desde que assumiu o pontificado, o papa Leão XIV fez um aceno direto à ala conservadora da Igreja Católica. A declaração foi feita durante encontro com o corpo diplomático no Vaticano nesta sexta-feira (16/05).
Na ocasião, o pontífice defendeu o casamento heterossexual como base da família e de uma “sociedade harmoniosa e pacífica”. A postura do novo líder religioso vai de encontro ao legado deixado pelo papa Francisco, que dava um maior acolhimento às pessoas homossexuais.
Papa Leão XIV muda postura diante da comunidade LGBTQIA+
“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, declarou o papa Leão XIV.
A fala marca o primeiro posicionamento oficial do líder religioso sobre o tema, consolidando um tom mais rígido em relação à postura do antecessor, papa Francisco. Dessa forma, o pontífice mostra uma nova postura que pode ser tomada em relação ao assunto.
Papa Leão XIV aborda outros assuntos polêmicos em declaração
Vale lembrar que o papa Francisco era contrário ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Entretanto, ele abriu espaço para a bênção de casais LGBTQIA+ e demonstrou maior acolhimento a essa população na Igreja Católica, o que pouco se via em relação aos líderes anteriores.
Ainda durante o encontro, Leão XIV entrou em outros assuntos polêmicos e pontuais, como aborto, o diálogo inter-religioso e os direitos dos imigrantes. Além disso, ele fez questão de afirmar que a Santa Sé não deixará de usar “linguagem direta” ao se dirigir aos poderosos, quando isso for necessário.
