Notícias
Lula se manifesta após perda de pessoa querida: ‘profundamente triste’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou publicamente a morte do fotógrafo Sebastião Salgado nesta sexta-feira (23), destacando a importância de sua obra para a conscientização global sobre desigualdade e injustiça.
“Me sinto profundamente triste”, disse Lula em nota oficial. O presidente descreveu o artista como alguém que usava a plenitude da alma e do coração para retratar a humanidade. Lula destacou o olhar crítico e empático de Salgado diante das dores do mundo.
“Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade”, afirmou o presidente, que já havia elogiado o fotógrafo em outras ocasiões no passado.
Lula exaltou a obra de Sebastião Salgado
Segundo Lula, a obra de Sebastião Salgado continuará viva como um apelo por mais solidariedade e respeito à diversidade humana. Além de homenagear o artista, o presidente expressou solidariedade à família de Salgado, especialmente à esposa Lélia, aos filhos Juliano e Rodrigo e aos netos.
Repercussão da morte de Sebastião Salgado
O comunicado oficial ressaltou o papel da família na construção do Instituto Terra, símbolo da luta ambiental liderada pelo fotógrafo. A repercussão da morte de Salgado ultrapassa o universo da fotografia. Seu legado, construído com sensibilidade, denúncia e compromisso social, será lembrado como um farol ético e artístico em tempos de transformações e desafios humanitários. Lula encerrou sua nota com um forte abraço aos entes queridos do artista e a todos os que sentem sua perda.
