Casa e Cozinha
Especialistas afirmam que você não deve lavar o arroz antes de cozinhar; veja

É mito ou verdade de que lavar o arroz antes de cozinhar perde uma boa porcentagem de nutrientes após de pronto: Os grãos são uma boa fonte de potássio, ferro, fósforo, magnésio e multivitaminas, além de sabores especiais e complementos perfeitos para pratos saboroso. A falsa lenda é um hábito, e deve se não lavar o arroz antes de cozinhar, hábito incomum – além de práticas desnecessárias, também lavagem escorre junto água boa parte dos nutrientes.

Como o arroz é um alimento não perecível, não é a superfície ou o ambiente preferido para bactérias – mesmo o cozimento em alta temperatura é suficiente para eliminar quaisquer microrganismos presentes no grão. Então, o arroz branco refinado não carece ser limpo. Além de perder nutrientes, a limpeza além disso pode deixar o arroz grudado depois de finalizado.

No que diz respeito ao arroz integral, a lavagem tem menos efeito sobre a nutrição, porque o grão ainda está envolto em sua casca protetora, portanto, menos vitaminas e minerais são perdidos após a lavagem.

O chamado “pó branco” que a água remove do arroz não tem a ver com sujeira, produtos químicos ou similares – mas com as partículas do próprio alimento: o pó branco é apenas arroz puro.

© fotos: créditos
