Notícias
Adolescente que se afogou após tentar salvar a vida da amiga é enterrado sob forte comoção

Foi sepultado nesta terça-feira, 27 de maio, em Ourinhos, no interior de São Paulo, o corpo do adolescente João Octávio Miguel da Silva, de 16 anos, que morreu afogado no último domingo (25) ao tentar salvar uma amiga que se afogava em uma prainha no rio Araguaia, em Barra das Garças, no estado do Mato Grosso.
João Octávio havia se mudado para Mato Grosso há cerca de quatro meses para morar com o pai. No domingo do óbito, participava de um passeio de família quando percebeu que uma amiga estava se afogando. Ele e outros amigos entraram na água para socorrê-la, e conseguiram resgatar a jovem. No entanto, João acabou submergindo e não voltou à superfície com vida.
Corpo foi encontrado a 10 metros de profundidade
O Corpo de Bombeiros foi acionado ainda no domingo para realizar o resgate. As buscas subaquáticas se estenderam até a segunda-feira (26), quando o corpo do adolescente foi localizado por mergulhadores, a cerca de 10 metros de profundidade, nas proximidades do local onde ele havia desaparecido. A ocorrência mobilizou equipes locais e causou grande comoção na cidade.
Apoio da comunidade e luto oficial
A família de João Octávio organizou uma campanha nas redes sociais para arrecadar recursos destinados ao translado do corpo até Ourinhos, sua cidade natal. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Ourinhos também prestou apoio, conforme previsto na legislação local, auxiliando nos custos do traslado e do funeral.
Em nota, a Prefeitura de Ourinhos decretou luto oficial de três dias em homenagem ao jovem, que foi lembrado por familiares e amigos como altruísta, corajoso e generoso, características que marcaram seu ato heroico ao tentar salvar uma vida.
