Notícias
Ameaça de explosão de homem bomba com crianças mobiliza forças de segurança em Brasília

Um indivíduo foi detido pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (22) após uma situação de ameaça envolvendo um artefato suspeito nas proximidades da entrada do Ministério do Desenvolvimento Social, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O incidente levou ao isolamento da área e à mobilização de equipes especializadas.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 15h30 e prontamente isolou o acesso ao edifício. Inicialmente, funcionários e visitantes foram orientados a permanecer no interior do prédio. No entanto, pouco antes das 16h30, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ativou o protocolo da Operação Petardo, procedimento padrão para lidar com ameaças de explosivos, e o prédio começou a ser evacuado.
Detalhes da Ocorrência
O homem se encontrava próximo à entrada do ministério acompanhado de duas crianças e uma mulher. De acordo com informações da PMDF, ele portava um pacote considerado suspeito, segurava o que parecia ser um detonador e se negava a deixar o local. Logo ao chegar ao prédio, o indivíduo ativou um artefato de menor porte.
Equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) conseguiram se aproximar do homem. Em um primeiro momento, uma das crianças foi retirada da situação. Posteriormente, às 17h38, o indivíduo foi detido pelas forças de segurança.
Repercussão Entre Funcionários
Funcionários do ministério relataram ter ouvido o barulho da primeira ativação do artefato. Mateus Melo da Rocha, estagiário do ministério, disse que ouviu o som da explosão do oitavo andar, onde trabalha. O auxiliar de escritório Kaleb Estanislau também confirmou ter escutado o ruído.
