Notícias
Após médicos separarem gêmeas siamesas, estado de saúde é revelado e mãe pede oração

Elizandra da Costa, mãe das gêmeas siamesas Yasmin e Eliza, pediu orações nas redes sociais nesta quinta-feira (22) pela recuperação das filhas, que seguem internadas na UTI pediátrica após uma cirurgia de separação realizada com urgência em Goiânia.
As bebês nasceram unidas pelo abdômen e tórax e foram separadas em uma operação complexa no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A cirurgia aconteceu no dia 13 de maio e durou cerca de cinco horas.
Durante o procedimento, foram separadas estruturas como o fígado e reconstruídas partes do abdômen. O médico Zacharias Calil, responsável pela equipe, informou que as gêmeas estão em estado grave, entubadas e com suporte respiratório.
Mãe das gêmeas pede oração
A operação foi antecipada porque Eliza apresentava agravamento respiratório e usava ventilação mecânica. Essa situação provocou uma sobrecarga no coração da irmã, Yasmin, levando os médicos a decidir pela cirurgia antes do tempo inicialmente planejado.
“Peço orações pelas minhas filhas, para que Deus abençoe a recuperação delas. Minhas pequenas estão estáveis, porém a cirurgia é delicada e tem todo um processo longo de recuperação”, postou Elizandra nas redes sociais.
Cirurgia mobilizou muitos profissionais
O caso das gêmeas mobilizou mais de 100 profissionais no Amazonas e, agora, em Goiás. A expectativa da família é retornar para casa em breve com as filhas recuperadas e, enfim, separadas. O Hecad, em Goiás, é referência neste tipo de cirurgia para separação de gêmeas siamesas no Brasil.
