Notícias
Câncer de fígado: especialistas indicam sinal fácil de ser percebido
{“@context”:”https:\/\/schema.org”,”@type”:”NewsArticle”,”mainEntityOfPage”:”https:\/\/informativododia.com\/2024\/09\/17\/cancer-de-figado-especialistas-indicam-sinal-facil-de-ser-percebido\/”,”name”:”C\u00e2ncer de f\u00edgado: especialistas indicam sinal f\u00e1cil de ser percebido”,”headline”:”C\u00e2ncer de f\u00edgado: especialistas indicam sinal f\u00e1cil de ser percebido”,”description”:””,”datePublished”:”2024-09-17 18:37:34-3:00″,”isAccessibleForFree”:true,”image”:[“https:\/\/informativododia.com\/wp-content\/uploads\/2024\/09\/Figado-1198×675.webp”,”https:\/\/informativododia.com\/wp-content\/uploads\/2024\/09\/Figado-300×169.webp”,”https:\/\/informativododia.com\/wp-content\/uploads\/2024\/09\/Figado-1024×577.webp”,”https:\/\/informativododia.com\/wp-content\/uploads\/2024\/09\/Figado-150×150.webp”,”https:\/\/informativododia.com\/wp-content\/uploads\/2024\/09\/Figado-768×433.webp”],”author”:{“@type”:”Person”,”name”:”Informativo do dia”,”url”:”https:\/\/informativododia.com”},”publisher”:{“@type”:”Organization”,”name”:”Informativo do dia”,”logo”:{“url”:”https:\/\/informativododia.com\/wp-content\/themes\/sharesforyoutheme\/img\/logo.webp”,”@type”:”ImageObject”}},”url”:”https:\/\/informativododia.com\/2024\/09\/17\/cancer-de-figado-especialistas-indicam-sinal-facil-de-ser-percebido\/”}
Médicos e especialistas da área apontam os principais sinais que o paciente não pode de maneira alguma deixar passar despercebido
Olha, a grande maioria das pessoas que tem câncer de fígado, geralmente, nem percebe nada no começo, sabe? É meio complicado porque os sintomas não aparecem logo de cara. Mas, às vezes, tem uns sinais meio disfarçados que já começam a aparecer cedo.
A galera que estuda bastante sobre isso diz que esses sinais podem aparecer tanto quando o câncer começa direto no fígado (que eles chamam de câncer primário), quanto quando a doença já se espalhou pra outras partes do corpo antes de chegar no fígado (isso aí é o tal do câncer secundário, quando o negócio já tá mais avançado).
Um dos primeiros sinais que dá pra notar, assim, de boa, é a perda de apetite. Tipo, você começa a se sentir sem vontade de comer nada, mesmo nas refeições normais do dia a dia. E aí tem aquela sensação de desconforto na barriga, às vezes vem até umas náuseas chatas… Isso tudo pode te deixar meio desanimado pra comer. Agora, é bom lembrar que só perder o apetite não significa que você tem câncer de fígado, porque isso pode ser por um monte de outras coisas também. Então, o melhor mesmo é ficar de olho em outros sintomas e, claro, procurar um médico se notar qualquer coisa diferente.
Outros sintomas que podem rolar Segundo a American Cancer Society, que manja muito desses assuntos, tem outros sinais que podem aparecer também, como:
- Perder peso sem explicação.
- Ficar com aquela sensação de que já tá cheio, mesmo comendo pouquinho.
- Náusea ou vômito, que pode vir do nada.
- Fígado ou baço aumentados (isso o médico consegue perceber).
- Dor na barriga, que às vezes não passa.
- Inchaço ou acúmulo de líquido no abdômen, que a galera chama de ascite.
- Pele ou olhos amarelados, o famoso icterícia.
- Veias na barriga que ficam mais aparentes, tipo mais inchadas.
- Hematomas ou sangramentos meio inexplicáveis.
- E se a pessoa já tiver problemas no fígado, tipo hepatite crônica ou cirrose, esses problemas podem piorar também.
Como é que os médicos descobrem se é mesmo câncer de fígado? Então, pra diagnosticar esse tipo de câncer, eles fazem uma série de exames e procedimentos. Geralmente, começa com um exame de sangue, pra ver se tá tudo certinho com o fígado. Aí, se tiver algo estranho, eles pedem exames de imagem, tipo ultrassom, tomografia ou ressonância. Essas imagens ajudam a ver o que tá rolando por dentro.
Vale ressaltar que em alguns casos, o profissional da área pode precisar tirar um pedacinho do fígado pra examinar no laboratório. Eles chamam isso de biópsia. Funciona assim: o médico coloca uma agulha fina na pele e no fígado pra pegar um pedaço de tecido e ver no microscópio se tem célula cancerígena lá. Claro que, como qualquer procedimento, tem seus riscos. Pode rolar sangramento, hematomas e, em alguns casos, até infecção, mas é um método super eficiente pra ter certeza do diagnóstico.