Notícias
entenda com detalhes as causas que levaram papa Francisco à óbito

O Vaticano informou oficialmente a causa da morte do papa Francisco. A informação foi divulgada na tarde desta última segunda-feira, 21 de abril. De acordo com a certidão que atestou o falecimento, as razões do óbito foram AVC – Acidente Vascular Cerebral e insuficiência cardíaca.
Conforme a certidão que atestou o óbito, o pontífice teve um derrame cerebral e entrou em coma, sofrendo um colapso cardiocirculatório irreversível. A morte foi constada às 7h35, horário de Roma (2h35 em Brasília). O boletim médico afirma que a situação foi agravada devido ao quadro de pneumonia bilateral, diabetes tipo 2, hipertensão e bronquiectasias múltiplas.
Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é um problema que acomete o músculo do coração. O órgão fica enfraquecido não conseguindo fazer o bombeamento adequado do sangue necessário ao corpo. A condição pode surgir em qualquer fase da vida e atinge cerca de 2% da população até 70 anos.
Entre as causas estão o infarto do miocárdio, doenças das válvulas cardíacas, danos ao músculo do coração, doença de Chagas, hipertensão crônica, doenças que causam inflamação no órgão e enfermidades congênitas.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de falecimento no mundo. A condição pode gerar outros problemas de saúde, como embolia pulmonar, arritmia, doenças renais e AVC.
AVC – Acidente Vascular Cerebral
O Acidente Vascular Cerebral – AVC acontece quando se rompe um vaso sanguíneo no cérebro. A condição provoca um sangramento dentro ou ao redor do órgão. Isso gera uma paralisia da região afetada que ficou sem oxigenação. O derrame cerebral é classificado em dois tipos: o hemorrágico e o isquêmico.
As principais causas de um AVC e de outros tipos de hemorragias no cérebro podem estar associadas a doenças prévias, como é o caso da angiopatia amiloide e hipertensão arterial. O uso de medicamentos que afinam o sangue, como os anticoagulantes também são fator de risco. O aneurisma, malformações arteriovenosas, traumatismo craniano, tumores e uso de drogas podem causar hemorragia cerebral.
