Connect with us

Notícias

Esta foi a primeira decisão tomada pelo novo papa; desejo de Francisco não foi atendido

1News Brasil

Nesta quinta-feira (8), o cardeal americano Robert Prevost fez história ao escolher o nome Leão XIV para iniciar seu pontificado, marcando a primeira vez que um religioso dos Estados Unidos ocupa o cargo máximo da Igreja Católica.

A primeira decisão do novo papa sobre a escolha do nome contrariou as expectativas de uma continuidade com o estilo do papa Francisco, que havia manifestado, mesmo em tom de brincadeira, o desejo de que seu sucessor fosse João XXIV, evocando a renovação do Concílio Vaticano II.

A escolha do novo papa

A escolha por Leão XIV, embora siga uma tradição de nomes históricos, também representa uma ruptura com a preferência por nomes ligados à modernidade ou à inovação. Historicamente, os papas podem optar pelo nome de batismo, uma prática que remonta ao século VI, quando João II decidiu não usar seu nome de nascimento.

Desde então, a maioria dos pontífices escolheu nomes que homenageiam predecessores ou figuras de forte significado na história e na teologia católica, como João XXIII, João Paulo II e Francisco. A decisão do novo papa, portanto, reforça uma tendência de buscar inspiração em líderes que simbolizam força e resistência.

O que indica a decisão pelo nome Leão XIV?

Segundo o padre católico Ed Tomlinson afirmou ao jornal britânico The Independent, a escolha por Leão XIV indica uma intenção de mostrar um papa que será resiliente em um período de instabilidade global e conflitos internos na Igreja. Até hoje, apenas alguns papas optaram por nomes que não eram de batismo, sendo o último o Papa Adriano VI, do século XVI.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *