Notícias
falece o monsenhor João Scognamiglio, fundador do Arautos do Evangelho
Na madrugada desta sexta-feira, 1º de novembro, faleceu aos 85 anos o monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP, fundador do movimento Arautos do Evangelho. O sacerdote faleceu por volta das 2h30 na cidade de Franco da Rocha, localizada na Região Metropolitana de São Paulo. Ele enfrentava problemas de saúde há 14 anos, desde que sofreu um AVC, cujas sequelas dificultaram a sua recuperação.
Nascido em São Paulo, em 15 de agosto de 1939, João Scognamiglio era filho de mãe italiana e pai espanhol. Desde jovem, manifestou o desejo de servir como sacerdote da Igreja Católica. Em 1956, conheceu Dr. Plínio Corrêa de Oliveira, um importante líder católico brasileiro do século XX, com quem manteve forte amizade. A partir dessa ligação, uniu-se à Ordem Terceira do Carmo e, posteriormente, à Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade.
Brevíssima biografia da vida de monsenhor João Scognamiglio
Um episódio marcante na vida de João Scognamiglio foi seu serviço ao Exército Brasileiro em 1958, onde foi condecorado com a medalha Marechal Hermes, a mais nobre honraria militar. Segundo sua biografia, essa experiência foi determinante para sua trajetória e culminou, anos depois, na fundação do movimento Arautos do Evangelho.
Formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, também acumulava qualificações em Psicologia e Humanidades, e possuía doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e em Teologia. Ele fundou o Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino, instituições voltadas ao estudo da fé católica e da filosofia clássica.
Arautos do Evangelho
Ao longo de sua vida, o monsenhor João Scognamiglio escreveu e traduziu 27 obras, publicadas em sete idiomas e com milhões de exemplares distribuídos. Em 2001, com a aprovação de São João Paulo II, fundou a Associação Privada Internacional de Fiéis Arautos do Evangelho. Posteriormente, em 2009, recebeu aprovação do Papa Bento XVI para fundar a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e a Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum.
Devoto fervoroso de Maria Santíssima, monsenhor João Scognamiglio deixou um legado profundo para a Igreja Católica e para a sociedade civil, marcado por sua dedicação à fé, à caridade e à educação cristã.