Notícias
Fiéis gritam e comemoram após fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina

Na manhã desta quinta-feira (8), um momento de grande expectativa tomou conta do Vaticano e da Praça de São Pedro. Um grupo de freiras e fiéis acompanhava atônito a transmissão oficial do conclave, quando a fumaça branca começou a sair da chaminé da emblemática Capela Sistina.
Para os católicos presentes, essa teria sido a indicação da possível eleição de um novo papa. O som de gritos de comemoração ecoou entre os fiéis, que celebraram o sinal de que o processo de escolha poderia ter chegado ao fim, porém, não foi o que aconteceu.
A confusão com a fumaça branca
Antes da fumaça branca, uma fumaça preta tinha surpreendido a todos às 6h51 (horário de Brasília), marcando uma rodada de votação ainda inconclusiva. Após a queima dos votos, às 6h59, a fumaça começou a clarear e adquirir um aspecto esbranquiçado, indicando um progresso no conclave.
Essa troca de cores da fumaça gerou confusão e expectativa, já que, inicialmente, muitos acreditaram que um novo papa tinha sido eleito. Contudo, a Santa Sé ainda não fez pronunciamento oficial sobre o episódio, alimentando o suspense em torno do processo.
Conclave continua
O incidente também gerou confusão nas redes sociais do Vaticano, que inicialmente postou uma mensagem anunciando “fumaça branca” antes de deletá-la logo em seguida. Fiéis acompanham atentos às próximas rodadas de votação, agendadas para a tarde de hoje (8). A terceira rodada, prevista para cerca de 12h30 (horário de Brasília), pode confirmar ou não a eleição, dependendo do resultado da fumaça. Caso o conclave não seja concluído nesta fase, uma quarta rodada acontecerá às 14h, na qual uma nova fumaça branca poderá indicar a eleição do novo papa.
