Notícias
Funcionários de hospital são flagrados abandonando pacientes na calçada após denuncia

Circulam nas redes sociais vídeos e imagens que mostram pacientes sendo “despejados” de hospitais, as cenas foram gravadas nos Estados Unidos, onde o país enfrenta uma crise de saúde pública que dura décadas.
Ao contrário do que acontece no Brasil e em outros países do mundo, como a Inglaterra, os Estados Unidos não possuem um sistema de saúde público. Isto é, para receber atendimento é necessário pagamento.
O sistema possui uma operação complexa, que funciona em dependência de planos de saúde, que existem dos mais variados tipos e voltados aos mais variados grupos. Fato é que pessoas pobres e vulneráveis sofrem com a falta de atendimento.
De tempos em tempos, o país se vê diante de escândalos, como tem sido nos últimos dias. Uma das imagens mais repercutidas foi flagrada no entorno do Hospital da Universidade de Lousville.
O vídeo repercutiu com a cobertura de jornalistas da TV Wave3. Nas imagens, funcionários do hospital aparecem deixando um paciente na rua – o que, em tese, é proibido pela lei.
Ainda segundo o noticiário, a história veio à tona após uma ligação feita por uma funcionária do hospital. Quando a equipe de reportagem chegou ao local, encontrou uma paciente deixada na calçada.
🇺🇸 Nos EUA, são cada vez mais os casos de hospitais que expulsam os pacientes que não têm dinheiro para pagar as contas milionárias dos tratamentos e deixam-nos abandonados no meio da rua, como este caso no Kentucky. A maioria são idosos e sem-abrigos. pic.twitter.com/E0pnGnEdU8
— geopol.pt (@GeopolPt) August 2, 2023
Horas depois, mais “despejos” aconteceram. Nos EUA, a prática é conhecida popularmente como “patient dumping”. Embora seja proibida pela lei, trata-se de algo comum, segundo a reportagem.
Quando pacientes não tem dinheiro para pagar a consulta, ou plano de saúde que cubra os custos das operações, muitos hospitais dos EUA não prosseguem com o atendimento.
