Notícias
Habemus Papa? Vaticano anuncia fumaça branca e toma atitude às pressas

A conta oficial do Vaticano na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, divulgou na manhã desta quinta-feira (8) que a fumaça proveniente da chaminé da Capela Sistina era branca. Essa informação, que tradicionalmente sinaliza a escolha de um novo papa em um conclave, foi posteriormente removida da plataforma digital oficial.
De acordo com o protocolo estabelecido para a eleição papal, a fumaça preta indica que os cardeais reunidos ainda não chegaram a um consenso sobre um nome. Por outro lado, a fumaça branca comunica que um novo pontífice foi selecionado pelo Colégio Cardinalício.
Sequência dos acontecimentos
A sequência dos eventos na chaminé da Capela Sistina gerou a confusão inicial. Por volta das 11h51 no horário de Roma, a fumaça nos primeiros momentos aparentou ser branca. Contudo, essa coloração logo se transformou, evoluindo para uma densa nuvem de fumaça preta.
A transição da tonalidade foi mais perceptível para aqueles que acompanhavam a transmissão em vídeo, enquanto as pessoas reunidas na Praça de São Pedro não captaram esses instantes iniciais de fumaça clara.
Inicialmente, a conta do Vaticano no X publicou que a fumaça emitida era preta. Posteriormente, às 11h59 no horário de Roma, a mesma conta divulgou a informação de “fumaça branca”. Essa segunda postagem parece ter sido motivada pelo clareamento da fumaça ao final da emissão escura, adquirindo uma tonalidade esbranquiçada.
Vaticano toma atitude às pressas
Após a divulgação dessa informação, a postagem foi removida da conta oficial. A aparência esbranquiçada da fumaça ao final da emissão preta chegou a causar surpresa entre freiras que estavam presentes na Praça de São Pedro, conforme registros visuais do evento.
