Connect with us

Notícias

Jornal diz que Papa Francisco morreu em razão de um AVC; pontífice teria se sentido mal logo após acordar

1News Brasil

A notícia da morte do Papa Francisco, aos 88 anos, foi confirmada nesta segunda-feira (21) pelo Vaticano. No entanto, detalhes sobre o motivo do falecimento não foram revelados de imediato. Mais tarde, o jornal italiano Corriere della Sera divulgou informações obtidas dentro da Santa Sé, que indicam que o pontífice sofreu um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), ligado a uma condição cardiocirculatória crítica.

Segundo o Corriere, o Papa despertou às 6h da manhã no horário de Roma (1h em Brasília), demonstrando estar razoavelmente bem após um domingo repleto de rituais religiosos ligados à celebração da Páscoa. No entanto, por volta das 7h, apresentou um súbito mal-estar. Trinta minutos depois, às 7h35, a morte foi confirmada.

Papa Francisco apresentava saúde frágil

Francisco faleceu em seus aposentos na Casa Santa Marta, residência modesta que escolheu para viver desde o início de seu papado, em 2013. O Escritório de Imprensa do Vaticano comunicou o falecimento aos jornalistas, embora não tenha especificado o local exato dentro da residência.

Nos meses anteriores à sua morte, o Papa já enfrentava fragilidade em seu estado de saúde. Ele havia sido internado no Hospital Gemelli, em Roma, por mais de um mês, devido a uma infecção respiratória que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões. A gravidade da situação fez com que médicos considerassem suspender o tratamento agressivo, optando por cuidados paliativos. Mesmo assim, planejava-se o retorno do pontífice à Casa Santa Marta assim que houvesse uma leve melhora em seu estado de saúde.

Funeral do líder religioso

A cerimônia de sufrágio em memória de Francisco será realizada na Basílica de São João de Latrão, em Roma, conduzida pelo cardeal Baldo Reina. Já os ritos litúrgicos relacionados à confirmação da morte e à preparação do corpo ocorrerão na capela privada do papa, sob responsabilidade do camerlengo, cardeal Kevin Farrell. Na  próxima quarta-feira (23), o corpo será transferido para a Basílica de São Pedro, onde será exposto ao público para que os fiéis tenham a oportunidade de prestar suas últimas homenagens.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *