Notícias
Leão XIV celebra a Missa inaugural de seu pontificado e o que diz na homilia ecoa pelos quatro cantos do mundo

O Papa Leão XIV presidiu, na manhã deste domingo, dia 18 de maio, a Missa que marca o início de seu pontificado. A celebração ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, e contou com a presença de fiéis, além de autoridades políticas e religiosas.
Durante a homilia, o sumo pontífice traçou linhas que podem indicar a forma como pretende conduzir a Igreja Católica. Entre suas palavras mais marcantes, destacou o peso de sua missão, afirmando assumir a sucessão de Pedro “sem qualquer mérito e com temor e tremor”, ao mesmo tempo em que se comprometeu a servir à fé e à alegria do povo de Deus.
Leão XIV menciona Francisco
Leão XIV também fez referência a seu antecessor, Francisco, reconhecendo o sentimento de perda, mas ressaltando que a confiança na ação divina deve prevalecer. “O Senhor nunca abandona o seu povo, mas congrega-o quando se dispersa e guarda-o”, afirmou, inspirado no Evangelho de João, em que Jesus confia a Pedro o cuidado do rebanho.
Leão XIV enumera desafios de seu pontificado
Nesse contexto, convidou os fiéis a experimentarem o amor de Deus, definindo-o como infalível. O pontífice ainda mencionou os desafios que deverá enfrentar com a Igreja e com os fiéis ao redor do mundo durante seu ministério.
Entre os obstáculos apontados, destacou o preconceito, a violência e a exclusão social, defendendo que a Igreja seja um espaço de unidade, comunhão e fraternidade. “Esse, irmãos, gostaria que fosse o nosso primeiro grande desejo: uma Igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado”, suplicou.
