Notícias
Lula discutirá fim da escala 6×1, isenção de IR e mudanças no vale-refeição com centrais sindicais

Após retornar de Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um encontro marcado com os presidentes das principais centrais sindicais na próxima terça-feira, 29 de abril, em Brasília. Na ocasião, os sindicalistas vão apresentar ao chefe do Executivo a “Pauta da Classe Trabalhadora”, documento que reúne 30 reivindicações prioritárias.
A reunião também abordará a situação dos trabalhadores de aplicativos, como entregadores de plataformas digitais. Os sindicalistas pretendem pressionar o governo a destravar a tramitação do Projeto de Lei 12/2024, que propõe regulamentações específicas para a categoria e está parado no Congresso há cerca de um ano.
Temas principais que serão levados a Lula pelos sindicalistas
Entre os temas que serão discutidos com o presidente da república estão pautas importantes como redução da jornada de trabalho, isenção do Imposto de Renda (IR) para salários de até R$ 5 mil,
fortalecimento do Ministério do Trabalho para formação e requalificação profissional,
combate à inflação, com foco na redução dos preços dos alimentos.
Um dos pontos de destaque será a discussão sobre a escala de trabalho 6×1. As centrais sindicais vão defender uma alteração no modelo, mas de forma “adequada a cada setor econômico e categoria”, por meio de negociações coletivas. A proposta adota um tom mais moderado, alinhando-se à iniciativa promovida pelo PSol no Congresso Nacional.
Equiparação salarial de gêneros também entrará em discussão
Outro item relevante da pauta que será levada a Lula é a negociação coletiva para equiparação salarial de gênero, buscando garantir igualdade de remuneração entre trabalhadores homens e mulheres que exercem a mesma função no mercado de trabalho.
