Notícias
Médico esclarece porque jovem sofreu choque anafilático grave após cheirar pimenta

A jovem trancista Thaís Medeiros de Oliveira, de 25 anos, se tornou notícia em todo o Brasil nesta terça-feira (21). A jovem está internada na UTI da Santa Casa de Anápolis (GO) depois de sofrer uma grave reação alérgica ao cheirar pimenta.
Segundo familiares, a mãe e o namorado da jovem, Thais estava na cozinha almoçando com a família. Durante o bate-papo, começaram a falar sobre pimenta e a jovem pegou o tempero e cheirou. Segundo Matheus Oliveira, o namorado, a reação foi imediata.
As testemunhas explicam que ela começou a se queixar de coceira na garganta e rapidamente teve dificuldade para respirar, apresentando fraqueza no corpo. Preocupados, correram para o hospital.
O caso causou espanto, mas também a pergunta: o que aconteceu? Cheirar pimenta, temperos em geral, é algo bastante comum para quem cozinha, mas esse tipo de reação não é algo que se vê todo dia.
Quem esclarece o que aconteceu é o Dr. Sproesser, que falou ao R7. O médico explicou que a pimenta possui uma propriedade que pode interagir de forma grave com algumas pessoas que integram um grupo de risco.
“A pimenta tem uma substância chamada ‘capsaicina’, que quando você entra em contato com ela, geralmente são pessoas que já têm alergia, asma, bronquite, vai para a corrente sanguínea causando arritmias, paradas cardíacas e fechando as vias aéreas”, explicou.
A jovem segue internada, está sedada e não tem previsão de alta. Thais chegou a ser entubada e teve parada cardiorrespiratória.
