Notícias
Mulher procura Unidade de Saúde para vacinar bebê reborn e prefeitura emite alerta

Uma situação inusitada chamou a atenção em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Itajaí, no litoral de Santa Catarina. Uma mulher compareceu ao local levando uma boneca conhecida como bebê reborn com a intenção de simular uma vacinação.
O caso ocorreu em janeiro, mas só foi divulgado nesta semana pela prefeitura da cidade. De acordo com as informações da administração municipal, a mulher estava acompanhada da filha de 4 anos.
Profissionais de saúde negaram pedido da mãe
No início do atendimento, os profissionais da saúde solicitaram a carteira de vacinação, supondo que o procedimento seria realizado na criança. No entanto, a mãe revelou que queria vacinar a boneca reborn para gravar um vídeo e compartilhar nas redes sociais.
Diante da solicitação, a equipe técnica da UBS explicou que a vacinação em objetos inanimados não é permitida. Segundo os profissionais, aplicar uma dose da vacina na boneca representaria desperdício de materiais de uso exclusivo em seres humanos e adquiridos com verba pública.
Mesmo diante da explicação, a mulher insistiu, afirmando que bastaria abrir uma seringa e simular a aplicação, o que foi prontamente recusado. Após a negativa, a mulher demonstrou indignação e saiu do local visivelmente exaltada.
Prefeitura emite alerta
A situação causou desconforto entre os profissionais, que agiram de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como medida preventiva, a prefeitura emitiu um alerta para as demais unidades de saúde da região, recomendando atenção redobrada para a possível repetição da tentativa com a mesma boneca em outros postos.
