Curiosidades
Mulheres que se relacionam com homens pobres envelhecem 12 vezes mais depressa, afirma estudo

Uma pesquisa realizada por uma plataforma de relacionamentos apontou um dado curioso. De acordo com o levantamento, a falta de estabilidade financeira em relacionamentos pode afetar de maneira significativa a saúde das mulheres. Inclusive, os problemas pela falta de recursos podem acelerar o processo de envelhecimento.
A pesquisa feita pela plataforma MeuPatrocínio ouviu um total de 1.200 mulheres na faixa etária entre 21 e 34 anos. Foi realizada uma comparação sobre a saúde mental e física das mulheres que tem relacionamentos com homens estáveis financeiramente e com quem tem parceiros com uma renda de até um salário mínimo.
Resultado da pesquisa
De acordo com os dados coletados, 93% das mulheres que tem relacionamentos com homens de renda baixa são mais estressadas, apresentam dificuldades para ter cuidados médicos adequados. Além disso, eles relataram viver uma sensação de incerteza frequente. No entanto, 89,5% das que se relacionam com parceiros estáveis financeiramente afirmam ter melhores condições de saúde. Elas apresentam níveis de estresse mais baixo e uma incidência menor de doenças crônicas.
Caio Bittencourt, especialista de relacionamentos da plataforma, ressaltou que a questão financeira exerce um grande impacto no bem-estar das mulheres. Ele explica que apesar dos reajustes do salário mínimo, o valor está distante do necessário para garantir uma vida de conforto.
“Quando a mulher não tem um parceiro capaz de proporcionar esse conforto, ela começa a enfrentar uma série de problemas que afetam tanto a saúde mental quanto física”, frisou o especialista da plataforma. Estudos acadêmicos também já mostraram dados sobre o tema.
Uma pesquisa realizada pela revista científica PLOS ONE pontuou que o estresse financeiro está relacionado ao aparecimento de sintomas como ansiedade, envelhecimento precoce e depressão.
Mulheres tem procurado estabilidade financeira
A hipergamia, a procura por relacionamentos com pessoas de maior status econômico, tem ganhado força entre o público feminino que deseja estabilidade financeira e emocional. O profissional da plataforma afirma que na hora de escolher um parceiro não dá para pensar somente em amor, pois a questão financeira ruim pode ser um problema na relação conjugal.
