Notícias
Na UTI, estado de saúde de Bolsonaro piora e boletim médico é divulgado: ‘não há previsão de…’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar uma piora em seu estado de saúde. Segundo informações divulgadas pela equipe médica nesta quinta-feira (24), o ex-chefe do Executivo teve um aumento na pressão arterial e alterações nos exames hepáticos, o que exigiu a realização de novos exames de imagem.
Ainda em fase de recuperação de uma cirurgia abdominal realizada no início do mês — decorrente de complicações provocadas pela facada sofrida em 2018 — Bolsonaro segue em jejum e está sendo alimentado exclusivamente por via intravenosa. Além disso, continua realizando fisioterapia motora e sendo submetido a medidas para evitar trombose venosa.
Visitas a Bolsonaro estão restritas
A equipe médica monitora de perto a evolução do quadro clínico, mas, devido à piora recente, não há previsão para que Bolsonaro deixe a UTI. Por orientação hospitalar, visitas seguem restritas a familiares. No entanto, apesar da recomendação, aliados políticos, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia, estiveram com o ex-presidente nos últimos dias.
Bolsonaro está internado desde 11 de agosto, quando passou mal durante compromissos no Rio Grande do Norte e foi transferido para Brasília. Desde então, boletins médicos vêm sendo divulgados quase diariamente, com exceção da quarta-feira (23), quando não houve atualização oficial.
Leia a íntegra do boletim
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”
Bolsonaro recebeu intimação do STF na UTI do hospital
Além das questões médicas, o ex-presidente também foi intimado nesta semana a prestar esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. A intimação foi entregue por uma oficial de justiça diretamente na UTI. Segundo Bolsonaro, a servidora permaneceu no quarto por cerca de dez minutos, e o ato foi registrado em vídeo.
