Curiosidades
Novo papa já celebrou missa no Brasil; após ser eleito, Robert Francis Prevost optou pelo nome Leão XIV

O papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), já possui uma ligação antiga com o Brasil. Em dezembro de 2012, Robert Francis Prevost celebrou uma missa na Paróquia São Carlos Borromeu, na zona leste de São Paulo. Na época, ele era padre e superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
No ano seguinte, Prevost retornou ao Brasil e visitou Guarulhos, na Grande São Paulo. A visita fez parte de suas atividades como líder das comunidades agostinianas no país. Ele também esteve em Belo Horizonte, Minas Gerais, em compromissos pastorais.
Neste ano, o atual papa tinha uma viagem marcada ao Brasil para a 62ª Assembleia Geral da CNBB. O evento foi cancelado em razão da morte do papa Francisco.
Trajetória e formação de Robert Francis Prevost
Nascido em 14 de dezembro de 1955, em Chicago, Prevost é o primeiro norte-americano eleito papa. Filho de Louis Marius Prevost e Mildred Martínez, carrega origens francesas, italianas e espanholas.
Em 1977, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho e iniciou seus estudos em teologia. Posteriormente, especializou-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Missões e desafios durante a carreira
Em 1985, Prevost foi enviado como missionário ao Peru, atuando em Chulucanas e Trujillo. Em 2014, tornou-se administrador apostólico da Diocese de Chiclayo.
Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, alcançando maior relevância no Vaticano. Durante sua gestão como arcebispo, foi acusado de acobertar abusos, mas a Diocese de Chiclayo negou as alegações.
