Connect with us

Curiosidades

O conselho valioso que o papa Francisco deu a Leão XIV antes de morrer

1News Brasil

Robert Francis Prevost, eleito o novo papa Leão XIV nesta quinta-feira (8), manteve uma relação próxima e constante com o então papa Francisco. Durante os últimos dois anos, ambos se encontravam semanalmente, aos sábados pela manhã, na Cidade do Vaticano

Essa convivência foi marcada por um alinhamento de princípios, como a defesa de um clero mais acessível à população e uma atenção especial da Igreja aos mais necessitados. O próprio Francisco, em um desses encontros, ofereceu um conselho a Prevost: “Não perca o senso de humor. É preciso sorrir.”.

Proximidade do papa Francisco e Leão XIV

A proximidade entre os dois líderes se intensificou após a nomeação de Prevost para o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos. Nesta função, que envolve a seleção de novos bispos em todo o mundo, Prevost defendia a visão de que um bispo deve ser, primordialmente, um pastor dedicado, e não uma figura distante e cerimoniosa.

Em uma entrevista concedida ao site Vatican News logo após o falecimento do pontífice emérito, o então cardeal americano relembrou o início de seu relacionamento com Jorge Bergoglio, que remonta ao período em que Bergoglio era arcebispo em Buenos Aires e Prevost atuava como prior geral da Ordem de Santo Agostinho.

Relação consolidada ao longo dos anos

Quando Francisco foi eleito Papa em março de 2013, Prevost estava em Roma e participou da primeira missa celebrada pelo novo pontífice na paróquia de Santa Ana. Embora Prevost inicialmente pensasse que não seria reconhecido, Francisco o acolheu com um sorriso e prontamente aceitou o convite para presidir a missa de abertura do Capítulo Geral na Basílica de Santo Agostinho em Campo Marzio, em Roma, em agosto daquele ano.

No ano seguinte, o Papa Francisco designou Prevost como administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, onde ele havia residido por duas décadas. Em 2015, Prevost foi nomeado bispo, e há dois anos, recebeu o título de cardeal. Sua vasta experiência no Peru o levou a presidir também a Pontifícia Comissão para a América Latina.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *