Connect with us

Notícias

Ordenação de mulheres? Papa Leão XIV já fez declarações sobre mudanças na Igreja Católica

1News Brasil

O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo pontífice da Igreja Católica e assumiu o nome de Leão XIV. Sua escolha, concluída nesta quinta-feira (8) em conclave, o torna o primeiro papa dos Estados Unidos, um país com maioria protestante.

O novo papa tem se manifestado publicamente sobre diversas questões contemporâneas, posicionando-se contra algumas políticas adotadas durante a gestão de Donald Trump, como a deportação de imigrantes. Em suas redes sociais, ele expressou críticas ao racismo após a morte de George Floyd, em 2020, e à pena de morte.

Declarações do novo papa

As declarações do novo papa abrangem uma variedade de assuntos. Sobre a ordenação de mulheres, durante um Sínodo realizado em 2023, o então cardeal Prevost se posicionou de forma contrária. Ele declarou que “clericalizar as mulheres” não resolveria os problemas da Igreja.

Sobre a pena de morte, válida nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost compartilhou um vídeo em suas redes sociais de uma fala sua em que a criticou, dizendo ser “inadmissível”.

A respeito da proximidade da Igreja com as pessoas, ele disse ao site oficial de notícias do Vaticano no ano passado que “o bispo não deve ser um pequeno príncipe sentado em seu reino”. Em vez disso, um líder da Igreja precisa ser chamado autenticamente a ter humildade, a estar perto das pessoas a quem serve e a estar junto com elas.

Opinião sobre casais homoafetivos

Em relação à bênção a casais do mesmo sexo, ele não se posicionou contra ou a favor, mas em um evento em outubro de 2024, segundo a imprensa católica, ele citou que as conferências episcopais nacionais deveriam ter autoridade sobre o assunto, respeitando as diferenças culturais.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *