Connect with us

Notícias

Papa Francisco deixou herança? Saiba o destino dos seus bens pessoais e de apartamento

1News Brasil

A maioria das pessoas costuma deixar uma herança para seus familiares, mas essa prática não se aplica da mesma forma a um Papa Francisco, líder da Igreja Católica, que faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

Segundo informações do jornal O Globo, os objetos pessoais utilizados pelo Papa durante sua rotina passam automaticamente à responsabilidade do Vaticano após seu falecimento. O apartamento que ele ocupava foi imediatamente lacrado com cera, procedimento tradicional, e só será reaberto quando um novo pontífice for eleito.

Anel do Pescador do Papa Francisco não irá mais existir

Um dos símbolos mais emblemáticos do papado, o Anel do Pescador, que foi entregue a Francisco ao assumir o cargo, também não deve mais existir. O item é tradicionalmente destruído pelo camerlengo — atualmente o cardeal Kevin Joseph Farrell —, como forma simbólica de encerrar oficialmente o pontificado.

Francisco fazia parte da ordem dos jesuítas (Companhia de Jesus), cujos membros fazem votos de pobreza, castidade e obediência, inclusive ao Papa. Conhecido por viver de maneira modesta, ele seguia esses princípios com seriedade. Por isso, analistas acreditam que ele não deixou herança material ou financeira.

Escolha de nome Francisco remete a vida simples e sem riquezas

A escolha do nome Francisco também reforça a conduta de uma vida sem o acúmulo de riquezas. O Papa se inspirou em São Francisco de Assis, santo da Igreja Católica que renunciou à riqueza da família para viver em simplicidade e servir aos pobres. O próprio pontífice defendia a ideia de que a Igreja deveria ser pobre para poder ajudar os mais necessitados.

Além disso, embora tenha publicado diversos livros, o Papa Francisco doou os recursos arrecadados com os direitos autorais integralmente para a Igreja. Caso existam pertences deixados por ele, esses itens deverão ser incorporados ao patrimônio da Igreja Católica ou doados a instituições beneficentes. Até o momento, o Vaticano não confirmou se há um testamento deixado pelo Papa.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *