Connect with us

Notícias

Papa Leão XIV contrapõe Francisco em primeira declaração sobre assuntos polêmicos

1News Brasil

Nesta sexta-feira (16/05), o papa Leão XIV, de 69 anos, fez seu primeiro pronunciamento sobre temas sociais sensíveis. Vale lembrar que o líder religioso assumiu o pontificado em 8 de maio de 2025 e já tocou em assuntos polêmicos.

Durante um encontro com o corpo diplomático do Vaticano, o novo líder da Igreja Católica deixou clara sua orientação doutrinária mais conservadora, marcando uma inflexão em relação a algumas posturas mais progressistas de seu antecessor, papa Francisco.

Papa Leão XIV vai contra pensamento de Francisco

Entre os principais tópicos abordados, o papa Leão XIV defendeu a família tradicional como base essencial da sociedade. “Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, declarou o pontífice, ao falar sobre a missão dos governantes de promover sociedades pacíficas e harmoniosas.

A fala ocorre em contraste com a postura do papa Francisco, que, embora não tenha reconhecido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, autorizou a bênção de casais homoafetivos, gerando debates dentro e fora da Igreja.

Papa Leão XIV entrou em outros temas polêmicos

Além da temática familiar, papa Leão XIV também se posicionou contra o aborto, reafirmando a posição histórica da Igreja. Em seu discurso, abordou ainda temas como liberdade religiosa e o diálogo inter-religioso, pilares que, segundo ele, devem ser preservados para garantir uma convivência pacífica entre diferentes povos e crenças.

Apesar do tom conservador em alguns pontos, o pontífice norte-americano fez questão de reforçar a necessidade de acolhimento aos migrantes, em crítica indireta a políticas rígidas de fronteira, como as promovidas por Donald Trump.

O líder religioso concluiu seu pronunciamento destacando a importância de três pilares fundamentais para seu pontificado: paz, justiça e verdade. Ele citou os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio como os mais urgentes e pediu orações pelas populações desses locais

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *