Connect with us

Notícias

Papa Leão XIV escolhe o Brasil para realizar um dos seus primeiros atos no Vaticano; decisão vem à tona

1News Brasil

Em um marco histórico para a Igreja Católica no Brasil, o papa Leão XIV elevou oficialmente a Diocese de São José do Rio Preto, localizada no interior de São Paulo, à condição de arquidiocese metropolitana.

A medida, anunciada em boletim da Santa Sé nesta quinta-feira (22), torna a nova Arquidiocese de Rio Preto a primeira criada no mundo durante o pontificado do novo papa, eleito no último dia 08. A decisão foi um dos primeiros atos do pontífice como líder da Igreja Católica

Bispo Dom Antônio Emídio sobre decisão do papa Leão XIV 

Com a mudança, o bispo Dom Antônio Emídio Vilar foi nomeado o primeiro arcebispo metropolitano da nova arquidiocese. Ele celebrou a decisão que deu fim a um longo processo iniciado em 2010 pelo papa Francisco, mas que foi concretizado pelo novo líder religioso.

A nova arquidiocese assume agora a coordenação pastoral das dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, todas situadas na região noroeste do estado de São Paulo. A missa de instalação oficial está marcada para o próximo 9 de julho, na Catedral de São José.

Dom Vilar viajará ao Vaticano para se encontrar com o papa Leão XIV

No dia 29 de junho, Dom Vilar viajará ao Vaticano para receber o pálio das mãos do papa Leão XIV, em uma cerimônia tradicional na Basílica de São Pedro. A vestimenta litúrgica, feita de lã, simboliza o papel do arcebispo como pastor que guia e protege suas ovelhas.

O pálio será usado publicamente pela primeira vez na missa que marcará a instalação da nova arquidiocese. A decisão do líder religioso pode acabar alterando a cidade de São José do Rio Preto, que pode se tornar destino de muitos fiéis após a alteração.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *