Connect with us

Notícias

Penitenciárias do RN registram violações e casos desumanos: “celas de castigo”

FN+

O estado do Rio Grande do Norte vive uma crise de segurança pública que tem chamado a atenção dos portais de notícia do Brasil. Outro ponto que tem atraído olhares é a situação do sistema penitenciário do estado.

Um relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, que integra o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, apontou uma série de irregularidades aos Direitos Humanos dentro das penitenciárias do estado.

Segundo o relatório, foram observadas marmitas com comida estragada sendo entregues aos detentos, detentos com tuberculose em cela com outros detentos, além de “celas de castigo”, onde detentos chegavam a ficar presos por um mês.

O estado possui 19 unidades prisionais e foram encontradas irregularidades em cinco delas. O relatório é encaminhado aos órgãos competentes com sugestões de medidas a serem adotadas.

Para as autoridades do estado, a onda de violência que toma o RN é uma retaliação contra uma operação policiais que resultou na apreensão de drogas. A polícia acredita que a onda de terror seja assinada por uma facção e não descarta que a ordem tenha partido da penitenciária.

Em declaração, o secretário Francisco Araújo ainda afirmou que os ataques são para forçar o estado a ceder em regalias à líderes da facção, como televisão, visita íntimas e etc aos presos.

O Governo Federal aprovou o envio da Força de Intervenção Penitenciária  ao estado, para auxiliar na retomada das unidades prisionais que enfrenta questões de segurança.

LEIA MAIS
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *