Notícias
Por que saco de moedas foi sepultado junto com corpo do Papa Francisco? Explicação é dada

O corpo do Papa Francisco foi preparado para o sepultamento em uma cerimônia privada realizada nesta sexta-feira (25) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Após três dias de velório público que reuniu cerca de 250 mil fiéis, o ritual de fechamento do caixão foi conduzido com discrição e restrito a membros do clero e familiares próximos do pontífice.
Durante a despedida, o Papa foi velado trajando uma casula vermelha e mitra branca, com um rosário entre as mãos. No momento do fechamento do caixão, o camerlengo Kevin Joseph Farrell liderou a cerimônia, em que o rosto do pontífice foi coberto com um véu branco, seguindo a tradição católica. A celebração foi concluída por volta das 21h no horário local de Roma.
Moedas foram colocadas no caixão
No ritual, moedas cunhadas durante o pontificado de Francisco e o documento conhecido como “rogito”, que resume sua trajetória e realizações, foram colocados no interior do caixão. A prática simboliza a preservação da memória do pontífice para a história da Igreja Católica.
No caso das medalhas, foram 12 colocadas na bolsa dentro do caixão – uma para cada ano de papado de Francisco. Esse item torna-se uma espécie de resumo material do período em que Francisco ficou à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Sepultamento do Papa Francisco
O caixão recebeu ainda duas tampas, uma de zinco, soldada, e outra de madeira, com o nome, cruz e brasão de Francisco gravados. O sepultamento do Papa Francisco ocorreu no sábado (26), também em cerimônia reservada. O clima de comoção se manteve forte entre os fiéis que, mesmo à distância, continuaram a prestar homenagens e agradecer pelos ensinamentos e legado deixados pelo pontífice.
