Entretenimento
Reconciliação? Regina Duarte faz chamada para reprise na Globo

Cinco anos após rescindir com a Rede Globo para chefiar a Secretaria de Cultura no governo do até então presidente Jair Bolsonaro (PL), a atriz Regina Duarte voltará a aparecer na emissora por meio da reprise da novela História de Amor, na qual interpreta uma das emblemáticas Helenas, criadas pelo escritor Manoel Carlos. A artista chegou a gravar uma chamada para a reexibição do folhetim.
A propaganda com a voz de Duarte foi exibida nas redes sociais da Globo nesta segunda-feira (27), em um sinal de que a atriz e a empresa fizeram as “pazes”.
Sempre é tempo de viver uma #HistóriaDeAmor. 😍
Dia 10, depois do ‘Jornal Hoje’, estreia um clássico de Manoel Carlos na minha Edição Especial. pic.twitter.com/i3Vgg3bXmA— TV Globo 📺 (@tvglobo) January 27, 2025
Desde que saiu da Globo para juntar-se ao governo Jair Bolsonaro e se posicionar junto aos conservadores de maneira contundente, Duarte passou a ser deixada de lado pela emissora nas chamadas para novelas, em documentários e até mesmo no tributo a Manoel Carlos.
Regina foi uma das atrizes priorizadas pelo autor na escolha para as personagens Helenas em suas novelas, chegando a interpretar três delas: História de Amor (1995), Por Amor (1998) e Páginas da Vida (2006).
Segundo o portal Terra, Regina topou fazer o vídeo promocional para a Globo devido à sua paixão pela personagem de Manoel Carlos.
– Era tão maravilhoso, eu amava tanto aquela personagem. Era tudo tão bom, tão bom, que eu não queria que acabasse – disse ela à jornalista Leda Nagle.
GOVERNO BOLSONARO
A artista assumiu a Secretaria de Cultura em março de 2020, mas teve uma passagem breve pela pasta. Ela permaneceu no cargo até o final de maio daquele ano. À época, Bolsonaro anunciou a saída da atriz em um vídeo gravado ao lado dela.
– Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em São Paulo. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias – disse o até então presidente.
– A minha família, que é uma coisa a qual eu sempre fui muito ligada. Então, é um presente duplo: é a cinemateca e é também eu estar próxima da minha família, que é uma coisa que eu estou desejando muito – confirmou Regina.
Apesar de sua saída da pasta, a atriz continuou se posicionando de maneira explícita em favor do líder conservador.
