Notícias
Rei Charles III se ausenta de despedida do Papa Francisco e envia Príncipe William ao Vaticano

Enquanto líderes mundiais de grande importância viajaram ao Vaticano, na Itália, a fim de se despedir do Papa Francisco, o Rei Charles III optou por não sair da Inglaterra, enviando o Príncipe William em seu lugar para cumprir essa representação.
Segundo a Vanity Fair, o Palácio de Buckingham esclareceu que, devido a um protocolo vigente na Inglaterra, o rei está impedido de comparecer a cerimônias fúnebres. Nesses casos, a tradição real determina o envio de um representante familiar, função desempenhada por Príncipe William, que esteve presente na ocasião sem a companhia de Kate Middleton.
De maneira semelhante, em 2005, quando o Papa João Paulo II morreu, a Rainha Elizabeth II igualmente se fez ausente do funeral em virtude do impedimento imposto pelo protocolo inglês. Coube ao Príncipe Charles, que viria a ser o Rei Charles III, a função de representar sua mãe no evento no Vaticano. Naquela ocasião, ele inclusive levou sua esposa, Camila, atualmente a rainha.
Príncipe William foi sozinho ao funeral do Papa Francisco
A presença do herdeiro e a não participação de sua esposa já haviam sido confirmadas pelo Palácio de Kensington. Conforme noticiado pela imprensa do Reino Unido, Kate decidiu permanecer em território britânico pois está se preparando para uma viagem alusiva aos 14 anos de matrimônio. A celebração ocorrerá em 29 de abril, com o casal se deslocando para a Escócia, o local onde se conheceram e se apaixonaram.
Único parente a se despedir do Papa Francisco
O Papa Francisco teve a seu lado para a despedida pessoal em Roma, Itália, apenas um familiar: seu sobrinho, Mauro Bergoglio. O sumo pontífice da Igreja Católica, que já lidava com dificuldades respiratórias, veio a óbito aos 88 anos na segunda-feira, 21 de abril, após sofrer um AVC nas primeiras horas do dia.
