Notícias
Sem dinheiro, sobrinho do Papa Francisco faz pedido na TV e ganha passagens para ir a velório

O mundo católico está de luto após a morte do Papa Francisco, ocorrida na última segunda-feira (21), aos 88 anos. O corpo do pontífice está sendo velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde fiéis de todo o mundo se reúnem para prestar suas últimas homenagens.
O sepultamento está previsto para o sábado (26) e contará com a presença de familiares próximos, incluindo seu sobrinho Mauro Bergoglio. Mauro, que vive em Buenos Aires e trabalha como enfermeiro, emocionou a Argentina ao relatar, em entrevista, que não tinha condições financeiras para viajar a Roma.
Sobrinho do Papa recebeu ajuda
A participação no funeral do tio só foi possível graças à doação de uma empresária, que bancou as passagens após o apelo feito na TV. Ele afirmou que essa seria a única chance de se despedir do tio e que nunca havia visitado Roma antes.
A irmã de Mauro, Vanesa Bergoglio, também se manifestou nas redes sociais para agradecer o apoio da imprensa. Ela destacou que a família leva uma vida simples e que Mauro sempre teve grande carinho pelo tio. Ela lamentou não poder acompanhar o irmão, mas demonstrou alívio por ele conseguir representar os parentes no funeral do Papa.
Vida familiar do Papa
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, era filho de imigrantes italianos e cresceu na capital argentina com quatro irmãos. Sua trajetória o levou ao posto mais alto da Igreja Católica em 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI. Como Papa, destacou-se pelo estilo simples, posições progressistas e pela defesa dos pobres e marginalizados.
A única irmã viva do Papa, Maria Elena, encontra-se em estado de saúde delicado e está sob cuidados de uma instituição religiosa em Buenos Aires. Além dela, o líder católico deixa sobrinhos, primos e milhares de admiradores que lamentam sua partida.
