Notícias
Vídeo mostra como foi a última aparição pública do Papa Francisco, falecido aos 88 anos

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), em decorrência de uma infecção respiratória. Aos 88 anos, o pontífice argentino encerra um papado marcado por uma forte atuação em prol dos pobres, do diálogo inter-religioso e da paz mundial.
No Domingo de Páscoa, um dia antes de sua morte, Francisco fez uma última aparição pública. Emocionado, surgiu brevemente na sacada da Basílica de São Pedro para conceder a tradicional bênção Urbi et Orbi, dirigida à cidade de Roma e ao mundo.
Ele desejou uma feliz Páscoa aos fiéis e, devido ao seu estado de saúde, pediu que um assessor lesse sua mensagem. A aparição do Papa emocionou a todos.
Papa pediu pelo fim da guerra
No texto, o papa classificou a situação na Faixa de Gaza como “dramática e deplorável”. Clamou por um cessar-fogo imediato e apelou ao Hamas pela libertação dos reféns ainda em cativeiro.
Condenou também o crescimento do antissemitismo global, enfatizando a necessidade de respeito e compaixão mútua. “Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino”, dizia a mensagem lida ao público.
Francisco percorreu a Praça de São Pedro pela última vez
Após a bênção, Francisco ainda percorreu a Praça de São Pedro em um papamóvel aberto, saudando milhares de fiéis que agitavam bandeiras e gritavam “Viva o Papa”. Horas antes, o pontífice recebeu em audiência privada o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance.
Embora divergentes em pautas como imigração, os dois trocaram cumprimentos de Páscoa num encontro discreto. Com sua morte, o Vaticano se prepara para o conclave que elegerá seu sucessor.
