Notícias
barragens no Sul estão com risco de ruptura iminente; famílias estão sendo retiradas do local
A população de Pelotas, no Rio Grande do Sul, está em alerta, pois duas barragens estão em risco de ruptura iminente. Desde o início da semana que a chuva tem castigado toda a região.
Nesta última quarta-feira (25), as estruturas passaram a ser monitoradas de perto pelas autoridades, pois a situação já foi classificada como emergência. As duas barragens que apresentam problemas estão no bairro de Passo Alto.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que está trabalhando em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção para retirar os moradores das áreas de risco. Muitas famílias estão indo para a casa de familiares.
Famílias continuarão sendo retiradas da área de risco
As autoridades também estão trabalhando no direcionamento do fluxo d’água para algumas regiões desabitadas. Por garantia, o trabalho de remoção das famílias da área de risco continua.
Uma das barragens pertence a um particular. O governo do Rio Grande do Sul informou que o proprietário já foi notificado e precisará tomar as providências para que a legislação sobre segurança de barragens seja cumprida o mais rápido possível.
População já estava em alerta após temporais
Por causa da chuva da última terça-feira, dia 24, várias pessoas ficaram desabrigadas no município de Pelotas. As autoridades temem que problemas com as barragens possam complicar ainda mais a vida da população.
Outros municípios do Rio Grande do Sul também estão sofrendo com as fortes chuvas dos últimos dias. Camaquã e Capão do Leão registraram cerca de 100 milímetros de chuva e a situação poderá piorar nos próximos dias, se o tempo não melhorar.